Como utilizar o Instagram na sua estratégia de marketing?

O Instagram é uma das maiores redes sociais e há muito tempo deixou de ser apenas uma rede social para se tornar uma estratégia de marketing digital. Assim, o engajamento Instagram é 4 vezes maior que em seu concorrente o Facebook. Atualmente a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Saiba que 90% dos usuários na plataforma seguem ao menos uma empresa e 2/3 dos usuários gostam da interação possibilitada pelo aplicativo. E ao promover uma publicação, cerca de 50% dos usuários se interessam em conhecer mais sobre a marca.

Certamente, com todas essas vantagens o Instagram criou algumas ferramentas voltadas para empresas, elas estão no Instagram for Business. Com essa conta é possível ter acesso às métricas e ferramentas exclusivas que ajudam sua empresa a investir no marketing digital Instagram.

Portanto, alguns dessas métricas são, horário de maior acesso, localização, gênero, idade, alcance das publicações, interações, entre outras. Todos esses dados são essenciais no planejamento da sua estratégia de marketing digital para Instagram.

Aliás, ao criar sua conta comercial, é bom pensar em alguns detalhes para uma boa gestão de redes sociais para começar com o pé direito.

·        Use sempre o e-mail comercial da sua empresa para criar sua conta.

·        Associe sua conta do Instagram ao Facebook, isso facilita bastante, já que ao fazer uma publicação no Instagram ela é compartilhada automaticamente no Facebook. Ao integrar as contas, você também terá acesso à plataforma de agendamento de postagens do Facebook.

·        O nome do usuário deve ser o mesmo da sua marca, precisa ser de fácil compreensão e que se relacione com seu nicho.

·        A descrição é outro ponto essencial, é preciso deixar claro a voz e o propósito da sua empresa. Não esqueça de inserir um contato e a URL do site.

 

 

Algoritmo versus engajamento, como destacar sua empresa?

O próximo passo é entender o algoritmo e o que você precisa fazer como marca para engajar seus seguidores. Entretanto, entender esse tal de algoritmo pode não ser uma tarefa tão simples. Em 2016 o Instagram alterou a ordem cronológica da entrega das postagens pela relevância do conteúdo. Ou seja, ele precisa considerar seu conteúdo relevante, para que haja a entrega aos seus seguidores.

Portanto, agora ele se baseia no comportamento das pessoas e como elas interagem com os perfis e publicações para entender se o conteúdo publicado é ou não relevante.

Assim, três fatores são essenciais para determinar a entrega.

·        Interesse: o algoritmo entende o que é relevante para o usuário a partir do comportamento dele em relação a outros conteúdos similares ao seu.

·        Atualidade: a uma preferência para última vez que essa postagem tenha tido algum compartilhamento. Ou seja, quanto mais compartilhamento melhor.

·        Relacionamento: quanto maior o relacionamento por meio de interações como curtidas, directs e marcações, mas conteúdos o Instagram entrega a essa pessoa.

Dessa forma, podemos dizer que palavra-chave é interação. Então, quanto mais seus usuários interagem, maior será a entrega. Entretanto, se você quer saber mais sobre como aumentar o engajamento no Instagram, ainda é preciso considerar:

·        Frequência: se o usuário fica muito tempo sem acessar, quando o acesso acontece o Instagram mostrar apenas os posts com maior interação desde o último acesso.

·        Quantidade de pessoas que o usuário segue: se o usuário segue mil contas, a sua postagem precisa ser a melhor entre todas as contas para ter prioridade no feed.

·        Tempo que o usuário passa na rede: sessões curtas melhores posts, sessões longas maior chance de visualizar suas publicações.

Todos esses detalhes fazer parte da gestão de redes sociais.

 

Dicas para usar o Instagram em sua estratégia de marketing digital

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o algoritmo e os passos iniciais para ter uma conta de sucesso no Instagram. Vamos falar sobre estratégias marketing de crescimento.

Primeiramente, é preciso entender o que é engajamento no Instagram. O termo nada mais é que levar as pessoas a compartilharem, comentar, curtir ou salvar sua publicação. É meio que criar um relacionamento com esses seguidores, é uma forma deles dizerem que o seu conteúdo é relevante, que eles gostam do que você posta.

Como ter engajamento no Instagram? Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder. Afinal, ter uma conta altamente engajada não se resume apenas a uma atitude e sim a um conjunto.

Confira algumas publicações que engajam:

·        Bastidores: mostre como seus produtos são feitos, a forma de trabalho, isso sempre engaja.

·        Conte uma história: quem não ama uma boa história? Conte como tudo começou e faça séries sobre um tema.

·        Mostre onde você está: se seu negócio é aberto ao público, poste algumas fotos da fachada, da rua e marque sua localização.

·        Posts de imagens com texto: layout limpo e textos curtos, esse formato de postagem tem maior possibilidade de engajamento.

·        Pessoas: postagens que possuem pessoas tem maior chance de engajamento.

Dicas extras para aumentar seu engajamento:

·        Fique atento aos horários: veja em suas métricas quais são os horários em que seus seguidores estão online.

·        Use hashtags: elas são essenciais, escolhas as que sejam relacionadas com seu nicho, assunto da postagem e localização.

Por fim, qualidade é essencial, faça vídeos e postagens com qualidade. A cada postagem procure trazer uma solução para algum problema enfrentado por sua persona. Não sabe quem é sua persona? Então é o momento ideal de procurar um profissional para fazer a gestão de Instagram

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